quarta-feira, 4 de setembro de 2013

0

Anatomia e Fisiologia Cristã

                             


"...assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo Jesus e membros uns dos outros, tendo, porém diferentes dons segundo a graça que nos foi dada..." Rm. 12: 5-6a


Anatomia e Fisiologia são as bases para qualquer pessoa que deseja estudar algo relacionado ao corpo humano. A anatomia se prende ao estudo das estruturas... nomenclaturas, posicionamentos, quantidades, etc. Já a fisiologia é o estudo da função... é a "anatomia na prática". Cada vez que se estuda um pouco dessas duas importantes ciências... pode-se maravilhar com a criação divina!

São 206 ossos e mais de 600 músculos que compõem do corpo humano, isso sem falar de veias, artérias, nervos, articulações, etc, etc... TUDO FUNCIONANDO EM PLENA HARMONIA! Como se fôssemos uma grande orquestra e Deus, o regente. 

Nada no nosso corpo é desprezível. Tudo tem uma função! Tudo mesmo! Agora você pode estar pensando... mas e o apêndice? Ha-ha! O apêndice não serve pra nada... Engano seu! O apêndice tem sim uma função... e está relacionado com o sistema imunológico humano... os cientistas descobriram isso há, aproximadamente, uma década. Mas Deus, quando criou o homem já deu uma função para este órgão.

Mas onde quero chegar com isso? Quero que você perceba que cada partezinha do nosso corpo é importante... cada uma delas tem a sua função! E como no exemplo da orquestra, se um instrumento desafina ou está fora do ritmo... toda a sonoridade é prejudicada!

"Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo." I Co. 12:12

"Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo." I Co. 12:27

Como anda o funcionamento do corpo de Cristo, do qual você faz parte? Você tem exercido a função para a qual você foi designado? O órgão que você representa no corpo de Cristo está funcionando normalmente ou está doente?

O primeiro versículo que citamos nesse texto diz que somos membros uns dos outros. E fala também que temos dons diferentes segundo a graça que nos foi dada. É impossível para a mão realizar a função do pé... pois sua estrutura não permite! Mas a função da mão é importantíssima e nenhum outro órgão pode realizá-la. 

Ou seja, VOCÊ membro do corpo de Cristo tem uma função especial a ser executada! Não deixe de fazer! Mexa-se! Faça a sua parte! O pleno funcionamento do corpo de Cristo depende da SUA participação! Somos um só corpo, em Cristo Jesus! 

Que o nosso Deus seja sempre o maestro desse corpo! Que possamos fazer a nossa parte! 

***

Texto de Isabelle Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário